Mel
Cardigos está incluida na zona controlada da Melbandos, a Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação. Apesar de muito afectada pelos incêndios florestais, a nossa comunidade de apicultures está fortemente apostada em lhe proporcionar o melhor produto, com origem e qualidade oficialmente certificadas. Para mais informações sobre a Melbandos, visite:
Refira-se ainda que a Melbandos é também um exemplo na preservação do património cultural na nossa terra: optou por instalar a sua central meleira numa antiga escola primária do concelho, cedida pela Câmara Municipal. Foi assim possivel a recuperação desse imóvel e a manutenção de mais um elemento evocativo das nossas memórias, tradições e identidade.
Sede da Melbandos
A propósito de exemplos e da preservação de memórias e tradições, encontrámos alguém empenhado em manter alguns deles bem vivos, e que nos mostrou passo a passo como eram feitas as colmeias de antigamente. Por razões evidentes chamavam-se 'cortiços' ; as varas interiores são 'trancas' e as estacas que pregam a tampa chamam-se 'sovinos' sendo ambos feitos com ramos de esteva. E se parece ocupação de reformado saudosista, a verdade é que o seu autor nasceu já em meados da década de 80 e leva muito a sério o que faz . Saiba mais sobre o Hugo Martins no seu blogue pessoal:
www.abelhasdosor.blogspot.com
|
|