versao_portuguesa     english_version
Mensagem inicial
A Junta de Freguesia
Novidades
Fotografias
As aldeias
A nossa gente
Projectos
Património
Indústrias
Educação
Artesanato
Gastronomia
À nossa volta
Associações
Contactos & Links

Cardigos 1







Bolos Fintos

A tradição é secular e remete-nos para os sabores e sabores de antanho. Atualmente são poucas as pessoas particulares a confecionar esta iguaria gastronómica, sendo que as padarias mantém vivo o sabor desta receita muito tradicional da freguesia de Cardigos.

O trabalho da feitura é exigente e cansativo, requer muita dedicação e envolve muita preocupação. Diz quem os confeciona tradicinalmente e em forno de lenha, que se tem de ter muito amor ao que se está a fazer para levar a tarefa, que pode durar cerca de 8 a 10 horas, até ao fim.

Em Cardigos, por ocasião da Festa Religiosa do Divino Espírito Santo, meninas vestidas de branco com uma faixa vermelha à cintura levam à cabeça, em procissão, fogaças (bolos fintos em tamanho grande). Estes bolos são, depois das cerimónias religiosas, leiloados em praça pública.

Não se encontra muita informação sobre estes bolos. Recentemente a Câmara Municipal de Mação lançou um livro sobre receitas tradicionais do concelho, a “Carta Gastronómica – À Mesa em Mação”, onde consta a receita dos bolos fintos de Cardigos e de outros locais do concelho, sendo que existem alterações pontuais em cada uma das receitas. Mas é Cardigos que se assume como sede da receita, no concelho de Mação, e os bolos são conhecidos um pouco por todo o país.

Bolo finto advém da palavra levedar (fintar). A massa é amassada e fica umas horas a crescer – levedar – fintar. Só depois vai para o  forno. Nas casas de particulares é usual colocar-se uma folha de couve debaixo do bolo quando  está para entrar no forno. Diz que é para não queimar o lar e para ficar mais bonito por baixo, já que os nervos da couve lhe dão uma base rendilhada.

Mas melhor do que ler, é provar e por isso a Junta de Freguesia de Cardigos convida-o a fazer uma visita a este território e procurar por estes bolos, quer feitos industrial ou artesanamente.

 

Aqui ficam alguns links sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=ZPD1Dhxx1mM






Infra-estrutura e alojamento por datagen.eu