versao_portuguesa     english_version
Mensagem inicial
A Junta de Freguesia
Novidades
Fotografias
As aldeias
A nossa gente
Projectos
Património
Indústrias
Educação
Artesanato
Gastronomia
À nossa volta
Associações
Contactos & Links

Cardigos 1







Casais de S. Bento

Casais da S. Bento é uma aldeia constituída por quatro núcleos de população designados por Monte Cimeiro, Monte Fundeiro, Monte do Meio e Casa Nova de S. Bento. Este último já assim era conhecido nos meados do século XVIII.

Quanto à designação de Casais, data do século XVII. Anteriormente era chamado de Porca ou Porcas, desde o século XIII. Em Latim, Porca é uma medida agrária mas, de acordo com o Padre Henrique da Silva Louro, no seu livro “Cardigos - Subsídios para a sua História”, não advirá daí a origem do nome. Porca filia-se nos tempos pré-romanos e na cultura do animal com o mesmo nome, que aparece figurado nos povoados do norte  de Espanha e que em Trás-os-Montes se chamam berrões.

São Bento, na antiguidade poderá ter sido couto ou propriedade de algum Mosteiro Beneditino, ter pertencido a uma Ordem Militar, já que os Templários a possuíram de 1165 a 1194 e aquela Ordem seguia a regra de S. Bento.

Este Santo era também invocado contra a mordedura de bichos venenosos ou peçonhentos e ainda hoje é rogado na cura, essencialmente de cravos. Na antiguidade também as grávidas ofereciam telhas pelo sucesso do parto. Os crentes ou devotos oferecem-lhe trigo ou atos de penitência e devoção.






Infra-estrutura e alojamento por datagen.eu